quarta-feira, 5 de junho de 2013

ELEIÇÃO OU INDICAÇÃO

                  
            Eleição ou indicação qual a melhor forma?

 

A escolha de gestores acontece de varias formas em nosso país, sendo que desde 1935 a eleição para e escolha de gestores acontece, mas só no ano de 2008 essa eleição virou lei e esta na LDB 9394/96 no artigo 14 inciso V, mesmo assim muitos estados deixam de cumprir esta lei.
              Este mapa é resultado de uma pesquisa realizada pela FVC (Fundação Victor Civita) que ocorreu em 2011 e relata que 67%das secretarias estaduais e 82% secretarias municipais de educação utilizam a eleição para escolher os gestores.

            Apenas nove estados pedem algum tipo de qualificação como cursos de licenciaturas, experiência docente, curso de gestão ou administração escolar. Mas nem sempre o melhor candidato vence, às vezes vence o mais carismático ou o que promove alianças com o corpo docente. Para isso não ocorrer é preciso que a escola tenha um estatuto para a eleição de diretores com isso as eleições não se tornem pessoais ou partidárias mas sim vença o candidato com as melhores propostas.
         Para ser um bom gestor não há nenhuma formula mágica é preciso ter vontade,criatividade buscar mais qualificarão e saber que é através de um bom gestor que se conhece o caminho para uma escola de qualidade.(KFOURI,2011)

Características da Gestão Democrática

Video
http://www.youtube.com/watch?v=BpXdG-DczmM&feature=youtu.be

terça-feira, 4 de junho de 2013

ENQUETE

        * O que vocês colegas acreditam ser necessário para obtermos uma gestão democrática em seu município? 

        * O que você considera ser melhor para a escolha de uma gestão escolar: a indicação, a eleição ou o concurso, justifique.

FRASES DE REFLEXÃO









GESTÃO ESCOLAR

GESTÃO ESCOLAR


    Nos dias atuais, é muito importante para o bom funcionamento de uma escola que se tenha uma equipe que trabalhe em conjunto, visando uma educação de qualidade, com bons professores, boa equipe pedagógica e uma boa equipe gestora.
                Consideramos que essa deveria ser formada através de uma eleição ou concurso, sendo uma das principais formas para ter uma gestão democrática. Mas pode-se perceber que ainda em nossa região isso acontece por indicação, ou cargo político. Sendo que, muitas vezes a equipe que assume, não tem conhecimento sobre a função.
                 Em primeiro lugar, a equipe necessita ter competência pedagógica e administrativa, coerência política com o projeto pedagógico da escola, e principalmente fazer com que haja diálogo e participação com os professores e a equipe gestora e para isso deve-se ter muita criatividade e competência a equipe precisa procurar debater qualquer atividade que não esteja de acordo com o que cabe a escola, também, deve-se preocupar com os recursos que vem para aplicar cuidando para não haver desperdício.
         Então esperamos que futuramente consigamos mudar essa questão conseguindo tornar a equipe gestora uma equipe que realmente mereça esse cargo por conhecimento e competência tendo assim uma gestão escolar e democrática.